Fenomeno de forja dos metais

1.5.Fenomeno de forja dos metais
Forjamento é o processo de fabricação no qual um tarugo de metal é deformado dentro das mais variadas formas geométricas e com grandes deformações plásticas. Este processo de fabricação está dividido em dois grandes grupos a saber:
Forjamento a frio – este processo  caracteriza-se pelo fato de ocorrer abaixo da temperatura de recristalização, industrialmente, à temperatura ambiente. Além disso, o processo de forjamento a frio possibilita vantagens como, propriedades mecânicas melhoradas, superfície final com baixa rugosidade, tolerância dimensional mais fechada e ainda economia de matéria-prima.
Forjamento a quente – Ja essa classificação é dependente da temperatura na qual as operações de forjamento ocorrem. O processo de forjamento a quente distinguem-se pela faixa de temperatura na qual é realizado, isto é, faixas nas quais ocorre o mecanismos de recuperação e recristalização.Já o processo de, quente.
1.6.Soldadura dos metais
Soldagem de metais é a junção de dois materiais, de mesma composição ou não, de forma permanente, sob a ação de agentes ou forças em escala atômica.
O cobre e o latão podem ser soldados com estanho ou, para conseguir uma ligação mais resistente, com prata.
Para fazer pegar o estanho na superficie do metal durante a sodadura, é preciso tratar as superfícies a soldar com ácido clorídrico. Este elimina a camada de óxido de metal na superfície. O estanho fundido enche todas as irregularidades das superfícies metálicas a soldar.
1.7.Gripar dos metais
O fenomeno gripar ocorre devido ao contacto permanente de metais a altas temperaturas, que dá a origem à união das redes metalicas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propriedades das substâncias com ligação metálica

Tipos de multiplicação vegetativa natural