O liberalismo politico em john bordley rawis
O liberalismo politico em john bordley rawis
Segundo rawis o termo liberal não tem nos E.U.A a mesma acepcao como a nossa e na europa. Para os conservadores norte americanos entendem−no como sinonimo de socialismo. A corrente forte(liberal) caracteriza−se pela adopcao de mecanismos oficias destinados a promover a elevacao do padroes de renda dea menoria que não consegue faze−lo atraves de mercado. O liberais estadumidenses são chamados de conservadores ou novos consrevadores dispondo de grande influencia no partido republicano. (rawls, 1993:5).
Rawls sendo o autor do liberalismo politico e um autentico liberal e social democrata. Rawls alcancou nomeado quando públicou em 1971, o livro Uma Teoria de Justica e avancou a hipotese de que a justica e o respeito a vida humana e que deveria repousar no principio igualitario que e: todos os valores socias, liberdade e opurtunidade, progresso e riquezas e bases se respéito a si mesmo devem distribuir−se igualmente amenos que uma distribuicao desigual seja vantagioso para todos. Com isso rawls pretende chegar apreensao de um principio basico: a justica e primeira virtude das instituicoes sociais como a verdade o é em todos os sistemas de pensamento apartir da qual seria possivel reorganizar a vida social. O igualitarismo de rawls veio dar novo alento (animo, coragem, alimento) aos social−democratas (liberais) americanos. A celeuma (gritaria, agazara, tumuto) provocado pelas familias pobres levou o presidente Lyndon johnson a lancar novos programas de assistencia. A iniciativa do presidente não resultou na reducao daquele contigente(que sucesseder ou não, inserto, duvidoso, agrupamento temporario de agente especialmente militares, estabelecido para executar determinar tarefa, para determinado fim) e emergiu o fenomeno de familias com um unici chefe da familia (maes solteiras) cujo filhos iriam sucessivamente engrossar as fileiras dev drogados e deliquentes. O igualitarismo entra em declinio e o clamor pela reforma desse sistema ganha forca e assim revendica−se a paternidade responsavel que os programas de assistencia social oficias acabaram por enfranquecer (rawls, 1993:6).]
A obra Uma Teoria de Justica atuou no sentido de reagrupar e fortalecer os liberais (social−democratas) e merecem grande acolhida nos E.U.A, europa onde foi saudado pelos socialistas e socias democratas.
O liberalismo politico foi publicado em 1993 e agora passa a integrar a cleccao pensamento social−democrata buscando responder as objeccoes (aquilo que opoe a uma afirmacao, contestacao) suiscitado porb uma teoria de justica e como aplica−lo à politica.
A questao que rawls pretende responde disreipeito a estabilidade das instituicoes democratico−representativas diante das grandes divergencias existentes na sociedade. Na visao de rawls a permanencia depende da existencia do concesso social acerca de determinado questoes e para destiguilo das simples convecoes habituais denominou de conssesso sobre posto que assegura a convivencia entre as diferentes religioes e na regiao significativa a confrontacao entre protestantes e catolicos de armas na mao e que para sobreviver, um dos grupos deveria destruir o outro e aceitacao do outro decorreu do estabelecimento de determindo conssesso em torno de valores comuns.
Na politica o concesso sobreposto depende da reducao de conflitos entre valores e para tal é necessario que as exigencias da justica não sejam em grande medida conflituosas com os interesses essencias do principais grupos socias.
Segundo rawis o termo liberal não tem nos E.U.A a mesma acepcao como a nossa e na europa. Para os conservadores norte americanos entendem−no como sinonimo de socialismo. A corrente forte(liberal) caracteriza−se pela adopcao de mecanismos oficias destinados a promover a elevacao do padroes de renda dea menoria que não consegue faze−lo atraves de mercado. O liberais estadumidenses são chamados de conservadores ou novos consrevadores dispondo de grande influencia no partido republicano. (rawls, 1993:5).
Rawls sendo o autor do liberalismo politico e um autentico liberal e social democrata. Rawls alcancou nomeado quando públicou em 1971, o livro Uma Teoria de Justica e avancou a hipotese de que a justica e o respeito a vida humana e que deveria repousar no principio igualitario que e: todos os valores socias, liberdade e opurtunidade, progresso e riquezas e bases se respéito a si mesmo devem distribuir−se igualmente amenos que uma distribuicao desigual seja vantagioso para todos. Com isso rawls pretende chegar apreensao de um principio basico: a justica e primeira virtude das instituicoes sociais como a verdade o é em todos os sistemas de pensamento apartir da qual seria possivel reorganizar a vida social. O igualitarismo de rawls veio dar novo alento (animo, coragem, alimento) aos social−democratas (liberais) americanos. A celeuma (gritaria, agazara, tumuto) provocado pelas familias pobres levou o presidente Lyndon johnson a lancar novos programas de assistencia. A iniciativa do presidente não resultou na reducao daquele contigente(que sucesseder ou não, inserto, duvidoso, agrupamento temporario de agente especialmente militares, estabelecido para executar determinar tarefa, para determinado fim) e emergiu o fenomeno de familias com um unici chefe da familia (maes solteiras) cujo filhos iriam sucessivamente engrossar as fileiras dev drogados e deliquentes. O igualitarismo entra em declinio e o clamor pela reforma desse sistema ganha forca e assim revendica−se a paternidade responsavel que os programas de assistencia social oficias acabaram por enfranquecer (rawls, 1993:6).]
A obra Uma Teoria de Justica atuou no sentido de reagrupar e fortalecer os liberais (social−democratas) e merecem grande acolhida nos E.U.A, europa onde foi saudado pelos socialistas e socias democratas.
O liberalismo politico foi publicado em 1993 e agora passa a integrar a cleccao pensamento social−democrata buscando responder as objeccoes (aquilo que opoe a uma afirmacao, contestacao) suiscitado porb uma teoria de justica e como aplica−lo à politica.
A questao que rawls pretende responde disreipeito a estabilidade das instituicoes democratico−representativas diante das grandes divergencias existentes na sociedade. Na visao de rawls a permanencia depende da existencia do concesso social acerca de determinado questoes e para destiguilo das simples convecoes habituais denominou de conssesso sobre posto que assegura a convivencia entre as diferentes religioes e na regiao significativa a confrontacao entre protestantes e catolicos de armas na mao e que para sobreviver, um dos grupos deveria destruir o outro e aceitacao do outro decorreu do estabelecimento de determindo conssesso em torno de valores comuns.
Na politica o concesso sobreposto depende da reducao de conflitos entre valores e para tal é necessario que as exigencias da justica não sejam em grande medida conflituosas com os interesses essencias do principais grupos socias.
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